quarta-feira, 7 de maio de 2014


Gostaríamos de agradecer imensamente a todos os pais que compareceram ontem na roda pedagógica para falarmos sobre o projeto Estímulo e Recompensa que estamos aplicando desde o mês de abril com as turmas do Jardim I e Jardim III. 
Essa troca, é muito importante para aprimorarmos nossa prática e consequentemente proporcionar uma educação de qualidade as nossas crianças...

Conforme combinado, segue abaixo o projeto, com a justificativa, a delimitação do tema, os objetivos, a metodologia, a sequencia didática e algumas fotos.

CENTRO EDUCACIONAL BEM QUERER

ESTÍMULO E RECOMPENSA
Paula Cunha e Érika Silva

Sertãozinho
2014

Projeto em parceria com a família – Estímulo e Recompensa 
Professoras: Paula Cunha e Érika silva

Justificativa
Escola e Família 
É necessário que os muros das escolas deixem de significar barreiras e passem a existir para ampliar a atuação do processo educacional em um contexto multidisciplinar. E, para que isso ocorra, é primordial que seja clara a concepção de educação que rege as ações de todos os atores envolvidos, bem como a do sujeito que pretendemos formar. Partindo do princípio que a educação se constitui como prática social, logo as relações entre a escola e a família devem estar em constante interação. A reflexão sobre as relações entre a escola e família constitui como elemento fundamental para o sucesso do processo ensino e aprendizagem. Atualmente investem-se muito no estudo a respeito do desenvolvimento da educação perante a participação da família, no intuito de promover uma educação de qualidade. Isso significa que a família tem que assumir a responsabilidade junto à escola na formação acadêmica de seus filhos.
Este trabalho focaliza os aspectos fundamentais da relação entre a escola e a família na busca de apresentar a importância desta parceria. Uma das perspectivas mais valorizadas nessa relação é a qualidade da escola e tendo como resultado o fato de que os alunos são beneficiados por uma melhor aprendizagem. Como a escola deve fazer para aproximar a família em favor do sucesso da aprendizagem dos alunos? O objetivo deste trabalho é reconhecer a importância das relações que a escola deve desenvolver com a família em prol de uma educação de qualidade.
As formas e amplitude das relações entre as escolas e famílias variam, pois está relacionadas a diversos fatores, tais como tempo disponível que na maioria das vezes não podem comparecer a escola por falta de tempo.
Alguns pais não têm noção do mal que causam aos seus filhos quando não estabelecem limites para eles, atendendo todos os seus desejos sem questioná-los, crianças que não sabem controlar suas vontades, onde “NÃO” e quando chega na escola e ela pedi alguma coisa e a professora não aceita, a criança se resolva e reage de alguma forma. Tiba (2006) afirma que há pais que, por manter seus filhos na escola, acham que esta é responsável pela educação dos mesmos. Quando a escola reclama de comportamentos inadequados ou das indisciplinas por parte dos alunos, os pais atribuem a responsabilidade à escola.
Para VASCONCELLOS (1994) a família e a escola mudaram muito. Antes, a família era cúmplice da escola. Hoje deposita suas funções e delega suas responsabilidades a ela, porém a critica. Cada vez mais os alunos vêm para a escola com menos limites trabalhados pela família.
O impacto da vida familiar causa influencia corretiva na vida escolar do individuo, pois este está inserido numa estrutura familiar com uma dinâmica que por muitas vezes entra em conflito determinando seu comportamento e sua capacidade de aprendizagem escolar. Ainda segundo o autor a escola compartilha com a família suas descobertas e recebe dela, por meio de seus alunos, a dinâmica de um mundo em constante mudança num processo de colaboração. Não há separação entre a cultura da escola e a vida familiar, mas uma extensão em que ambas convive e se influenciam mutuamente. 
Portanto, este trabalho justificou– se pela necessidade de ouvir, dialogar e auxiliar os pais e familiares na educação dos alunos.

Referencias 

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina. São Paulo: Libertad, 1994
TIBA, Içami. Disciplina – Limite na medida certa. 8ª edição. São Paulo: Editora Gente, 1996.

Delimitação do tema de atuação: Estimulo e Recompensa

A dificuldade de alguns pais se consiste em dizer “Não” ao filho porque quer suprir a ausência de atenção e afeto do dia a dia deixando eles fazerem o que querem, dando presentes e outros mimos. Com o tempo a criança aprende a manipular os pais e familiares. Ao se deparar com as regras e limites da escola ou de outros locais, a criança se frustrará e consequentemente tentará encontrar alguma forma de reagir e sair desta situação.
Mas por que eles fazem isso? Porque se sentem abandonados pelos pais e carentes de atenção e afeto, muitas vezes, como percebemos, podem acabar por chamar a atenção de seus pais ou professores, ainda que inconscientemente, através de desestímulos nas aulas e mesmo pela agressividade, pois assim seus pais têm que vir à escola “forçados” para receberem orientações e se inteirarem sobre o andamento escolar do filho.
Os pais tem que estabelecer regras para seus filhos:
Decidir quais serão, dentro e fora do ambiente familiar, as principais regras da 
casa. Para isso, faça uma lista sobre quais comportamentos você quer que os seus filhos comecem a apresentar (ou continuem apresentando) e quais não serão aceitos (não devem acontecer). Os dois precisam estar de acordo para que não haja discordâncias entre o casal, caso contrário, a criança ficará confusa. Para facilitar o estabelecimento de regras, é importante que seja elaborada uma rotina para a casa, com os horários das principais atividades das crianças (horário de acordar, tomar café da manhã, ir à escola, almoçar, fazer tarefas escolares, brincar, tomar banho, jantar, contar sobre o dia na hora da conversa familiar, assistir televisão, horário de dormir). Se a criança ainda não sabe ler, a sugestão é que os pais façam este painel com as regras em forma de plaquinhas com fotos do que pode fazer e não pode fazer. Se a criança souber ler, a mesma poderá ajudar na confecção destes combinados atraves de registros escritos. A cada comportamento positivo a criança receberá uma indicativo de que aquela conduta foi boa, como por exemplo, uma carinha feliz, um carimbo e etc. A cada comportamento ruim, a criança ganhará uma carinha triste, ou outro simbolo que expresse a nossa reação perante sua conduta. No final da semana, somente se a criança receber todos os indicativos positivos, é que ela ganhará uma recompensa, podendo ser um doce, um passeio, a escolha do filme e etc. Vale ressaltar que é necessário reforçar de forma positiva ou negativa o comportamento da criança, ora elogiando, abraçando ou reprimindo e punindo. Os pais devem aderir estratégias que estimulam e fortaleçam o vinculo da criança com outros amigos, por exemplo, convidar amigos para frequentar a casa. É importante lembrar que por mais dificil que seja, os pais, assim como a escola devem cumprir sua parte do combinado. Isso não ausenta a responsabilidade dos pais de impor limites e regras sobre os filhos. Os estimulos e as recompensas são apenas uma estratégia de merecimento. Há coisas que são inegocioaveis, como por exemplo, tomar banho. 
A importância deste projeto se justifica pela dificuldade dos alunos do jardim I na aceitação das regras e rotina da escola. 

Duração do projeto:
Dois meses

Publico alvo:
Alunos e suas respectivas famílias do Jardim I e Jardim III

Objetivo geral:
Atender as necessidades dos alunos e de suas famílias, ampliando as possibilidades do trabalho em equipe.

Objetivo específicos:
Melhorar o convívio social;
Reconhecer o valor de uma família;
Melhorar o ambiente familiar tornando momentos em família agradáveis;
Estimular o respeito com os pais e com os professores;
Orientar os pais e familiares sobre como agir neste momento.

Metodologia:
Rodas de conversa;
Brincadeiras em grupos;
Cantinho de disciplina;
Painel de combinados;
Recompensas.

Conteúdos:
Socialização;
Respeito;
Responsabilidade;
Compreensão;
Tipos de textos: Livros;
Linguagem oral.

Tempo de duração das atividades:
As atividades são contínuas e permanentes, ou seja, acontecem todos os dias, durante a permanencia da criança na escola.

Organização do espaço:
As atividades foram desenvolvidas no pátio da escola e na sala de aula.

Feedback:
Os alunos ficaram sob constante observação. Foi feito um registro final no caderno da professora, explicando o resultado que obtivemos com o projeto. Além disso, utilizamos câmera fotográfica para registrar algumas atividades. 

Recursos que a escola possui:
E.V.A;
Fotos;
Quebra – cabeça;
Dominó;
Papel pardo
Camera fotográfica

Recursos que a professora providenciou:
Doces;
Carimbos;
Bexigas;
Foto dos alunos;
Filmes de escolha dos alunos.

Avaliação:
Os alunos foram avaliados diariamente, através de seus comportamentos, rodas de conversas e também durante as brincadeiras.

Produtos final:
Mural com as fotos

Sequencia didática:
1º passo – Roda de conversa
Em circulo a professora apresentou o que seria feito durante dois meses, mostramos as regras e estipulamos os combinados. Apresentamos também os indicativos de comportamento (carinhas felizes e tristes). 
2º passo – Carinha no painel
Todo final de aula a professora colocou frente a cada foto o indicativo de comportamento. Se o comportamento foi bom, a criança recebia uma carinha feliz, se o comportamento foi ruim, uma carinha triste.
3º passo – Brincadeiras em grupo
A professora disponibilizou diariamente jogos para que os alunos trabalhassem em grupo e que ampliassem suas relações interpessoais. Os jogos foram: quebra – cabeça, dominó, legos, jogo da memória e etc. 
4º passo – Nomes na cadeiras
Cada aluno recebeu uma plaquinha com seu nome para identificar sua cadeira. As posições eram flexiveis e a cada dia a professora alternava os membros de cada grupo, favorecendo assim a relação e amizade com outras crianças.
5º - Recompensa
Toda sexta feira a professora entregou a recompensa que seria; balas, paçoquinhas, adesivos, bexigas, filmes e carimbos nas mãos.
6º - Definir responsabilidades
A professora delegou algumas responsabilidades aos alunos como: retirar as agendas da bolsa, retirar as toalhinhas das bolsas, estipular os ajudantes do dia seguindo ordem alfabética.
7º - Dia da gincana
A professora elaborou um roteiro com brincadeiras que visou a socialização e interação entre os alunos, além de proporcionar um momento prazeroso de muita diversão.
8º - Orientação com os pais
Os pais foram convidados a participar de uma roda pedagógica a fim de conhecer o projeto citado acima.
9º - Entrega de folheto explicativo
Cada pai receberá uma folhinha contendo 20 passos para amenizar a indisciplina de seus filhos. A folhinha encontra-se nos anexos deste trabalho.
10º - Retirada do painel dos combinados (Avaliação)
A professora retirou o painel de combinados da sala para avaliar se houve ou não progressos e mudanças em relação ao comportamento de cada criança e se será preciso prolongar o mesmo.

ANEXOS

Vinte passos para combater a indisciplina 

1 - Estabeleça regras claras 
2 - Faça com que seus filhos as compreendam 
3 - Determine uma sanção para a quebra das mesmas 
4 - Determine uma recompensa para seu cumprimento 
5 – Elabore junto as crianças, estes combinados 
6 – Jamais retire a criança de um castigo que o companheiro o colocou 
7 - Respeite seu filho e suas opiniões 
8 - Ouça-os 
9 - Responda ao que lhe for perguntado com educação e paciência 
10 - Elogie boas condutas 
11 - Seja claro e objetivo em suas intervenções 
12 - Deixe claro que o que é errado é o comportamento, não a criança 
13 - Seja coerente em suas expectativas 
14 - Reconheça os sentimentos de seus filhos e respeite-os 
15 - Não lhes diga o que fazer; permita que cheguem às suas próprias conclusões 
16 - Não descarregue a sua metralhadora de mágoas em cima deles 
17 - Encoraje sempre 
18 - Acredite no potencial de cada um e no seu 
19 - Trabalhe crenças negativas transformando-as em positivas 
20 - Seja afetuoso(a)





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