O intuito de tudo isso é fazer com que família, escola e criança trabalhe sempre junto para um bem comum: A boa educação.
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3° Feira Pedagógica Bem Querer- Julho 2012
“As
panelinhas podem ser substituídas por objetos reais da cozinha da mamãe”
Quando se
fala em coordenação motora pensamos em exercícios próprios para o
desenvolvimento da mesma, feitos na escola.
Mas ao contrário do que muitos pais imaginam, as habilidades físicas referentes à motricidade podem ser desenvolvidas dentro de casa.
Mas ao contrário do que muitos pais imaginam, as habilidades físicas referentes à motricidade podem ser desenvolvidas dentro de casa.
Não é
somente com jogos e brinquedos próprios que podemos ajudar as crianças a
conseguirem se sair bem em algumas tarefas. Ensiná-las a se vestir sozinhas, a
escovar os dentes, a comer e a pentear os cabelos são tarefas que devem ser
estimuladas, pois desenvolvem as destrezas corporais, além de tornar a criança
mais independente.
Além disso,
as crianças adoram mexer com as coisas dos adultos, gostam de ajudar e
participar de suas atividades, e os utensílios domésticos também são ótimos
para exercitar os pequenos.
Muitas vezes
a criança não fica quieta e as mães precisam cuidar dos afazeres da casa, não
sabendo como resolver o problema.
Potes vazios
de margarina, colher de pau, panelas pequenas, escorredor de macarrão,
medidores, dentre outros, podem distrair a criança, desenvolvendo também a sua
coordenação motora e trabalhando sua concentração.
Os potinhos
e medidores podem ser encaixados uns dentro dos outros ou empilhados, dando uma
variação estimulante à brincadeira.
Lata de
leite em pó e colher de pau transformam-se em um pequeno tambor, onde a criança
se diverte fazendo uma batucada enquanto a mãe canta uma música infantil, do
tipo marcha soldado, ciranda cirandinha, atirei o pau no gato, que possuem um
ritmo mais animado e fácil de ser acompanhado pelo pequeno.
Dois
potinhos de iogurte podem ser transformados em um chocalho, quando colocados
alguns grãos dentro e lacrados com fita adesiva. Uma animação!
Mas outras
brincadeiras podem ter um sentido mais complexo, trabalhando várias habilidades
motoras da criança.
Com o
escorredor e alguns fios de macarrão a criança poderá se divertir ao passá-los
pelos buraquinhos do escorredor. Essa atividade trabalha a coordenação motora
fina, o que poderá ajudar a criança na etapa da alfabetização, deixando-a com
uma letra mais bonita.
Colocar
grãos de feijão em uma garrafa de bico estreito também é um passatempo
emocionante para os baixinhos, e ao mesmo tempo ajudará na destreza das mãos,
tornando-as mais seguras e firmes, atividade importante para a etapa da
alfabetização.
Os macarrões
maiores e com furos grandes podem ser passados num cordão, formando um lindo
colar.
Para a
criança, não importa se os brinquedos são simples ou mais arrojados e modernos,
o que vale é o brincar. O armário da cozinha parece-lhe um parque de diversões,
onde descobre novas sensações e prazeres. As cores variadas dos objetos, os
sons que se pode tirar deles e as diferentes formas que apresentam são grandes
atrativos para o mundo infantil.
Dessa forma,
a criança será estimulada a se concentrar, a fazer coisas interessantes para
ela, podendo compartilhar momentos com a mãe, o que a deixará muito segura e
feliz.
Por Jussara
de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
PRINCÍPIO DE UMA VIDA MELHOR
“Pedido de uma criança a seus pais”
“Não tenham medo de ser firmes comigo.
Prefiro assim, isso faz com que eu me sinta mais segura. Não me estraguem, sei
que não devo ter tudo o que peço, só estou experimentando vocês. Não deixem que
eu adquira maus hábitos, dependo de vocês para saber o que é bom ou mau. Não me
corrijam com raiva, aprenderei muito mais se falarem com calma e em particular.
Não me protejam das conseqüências dos meus erros, às vezes, eu preciso aprender
pelo caminho mais áspero. Não façam promessas que não possam cumprir mais tarde;
lembrem-se de que isto me deixará profundamente desapontada. Não me mostrem um
Deus carrancudo e vingativo, isto me afastará dele. Não me desconversem quando
eu faço perguntas, senão eu procurarei nas ruas as respostas que não tenho em
casa. Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis, senão
ficarei extremamente chocada quando descobrir algum erro de vocês. Não digam
que não conseguem me controlar, eu julgarei que sou mais forte do que vocês.
Não me tratem como uma pessoa sem personalidade, lembrem-se de que tenho o meu
próprio modo de ser. Não viva me apontando os defeitos das pessoas que me
cercam, pois isto criará em mim, desde cedo, um espírito intolerante. Não
queiram me ensinar tudo de uma vez, nem desistam nunca de me ensinar o bem,
mesmo que eu pareça não estar aprendendo. No futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que
plantaram, ou então, daquilo que não plantaram.”
Muito boas essas reflexões,a feira tbm foi bem legal...bjs
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