Quem dera, se todas as professoras, psicopedagogas e pais tivessem noção da importância de fazer a criança vivenciar todas as atividades possíveis ao invés de aulas em que transmissão de conhecimento é feito apenas pela linguagem falada. No processo de ensino aprendizagem, o professor não deve ser a fonte de conhecimento, e sim a criança perante suas experiencias ativas na escola, na rua, em sua casa e etc.
Dentro de todos os contextos nenhuma criança deve ser considerada como uma tábua rasa pois todas elas trazem dentro de si seus próprios conhecimentos e aprendizagens.
Em uma atividade como essa é possível trabalhar ao mesmo tempo diferentes vertentes como sistema numérico (números), quantidades, sistema monetário (dinheiro), raciocínio lógico, noções de conservação, inclusão de classes, classificação dos produtos no mercado conforme suas características e claro adição, pois a cada produto que as crianças compravam tinham que passar pelo caixa para fazer suas próprias contas, já que neste mercado não havia calculadoras.
A atividade foi completamente estimuladora, instigante, ativa, produtiva e construtiva. Será repetida algumas vezes para atingir todos os objetivos propostos.
Segue abaixo algumas fotos dessa experiencia incrível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário