Para os pais que não puderam comparecer e aqueles que vieram mas que fazem questão de ter em mãos tudo o que foi falado, segue aqui a pauta dos assuntos abordados.
Pauta Geral da 3° Reunião de pais e Mestres Bem Querer DEZ-2011
-Citar questionário (quem não entregou, favor entregar)
-Aulas extras para o próximo ano (Inglês)- Os pais dos alunos que no ano que vem estarão no Jardim III favor procurar a coordenação para dizer se opta por sim ou não aulas de Inglês. Os demais poderão sugerir aulas extras de esportes ou danças diversas, e conforme for, se a maioria dos pais aceitarem, incluir na grade escolar de 2012
-Materiais escolares (Sempre com nome em tudo) Deverão ser entregues nos dias 23, 24 e 25 de janeiro
- Livros (cada aluno de cada turma tem livros a serem comprados...Trazer o dinheiro junto com os materiais e a etiqueta do livro que está anexa à lista de material)
-Reforçar calendário escolar (Ultimo dia de aula 23 de dez e volta as aulas dia 26 de jan de 2012) Amigo secreto iremos tirar os papeizinhos nesta sexta feira dia 16/12.
-Reunião de pais e mestres dia 24 de janeiro às 18:30h para falarmos das novas normas e procedimentos da escola
- Uniforme (Em 2012 passa a ser Obrigatório) estará a venda a partir de 15 de janeiro
- Materiais solicitados nas agendas , enviar aquilo que foi pedido sempre com nome, se tiver duvida perguntar ou ligar (criança fica sem fazer as atividades )
-Jantar p/ mini maternal, maternal e jardim excluir no calor devido grande desperdicio
Não estava na pauta mas também é importante ressaltar:
Ler sempre a agenda escolar do aluno e assinar para controle do professor
Enviar os materiais para as aulas no prazo e sempre com nome
Sempre que for enviado programações solicitando um retorno dos pais, a autorização de algum passeio, ou alguma quantia em dinheiro para qualquer atividade, enviar dentro do prazo estabelecido
Respeitar as regras da escola bem como: Horários de entrada e saída, proibição de brinquedos, doces e maquiagens
Recados somente na agenda do aluno ou através do telefone pela Coordenadora Érika
Essa é a Reflexão que entregamos aos pais, para que possam enxergar o quão é importante a presença, e a participação dos pais, em relação ao desenvolvimento do aluno na escola.
Se todos os pais pudessem ler e entender a proposta do texto e a nossa preocupação com o bem estar das crianças, concerteza muitos dos problemas seriam resolvidos.
C.E.I Bem Querer- Reunião de pais e Mestres 02/12/2011
Reflexão sobre Bom Senso e Responsabilidade dos pais perante o desenvolvimento da criança/aluno e do trabalho do professor.
Era uma vez uma família que não cabia muito bem nos paradoxos de uma família convencional e perfeita, mas era bem característica de uma família trabalhadora e que batalhava por uma vida melhor.
Catarina trabalhava de diarista e Joaquim era pedreiro. Os dois chegavam sempre muito cansados, mal jantavam juntos e iam todos dormir.
Catarina e Joaquim tinham apenas uma filha, Marcela. Marcela era linda, inteligente, esperta, curiosa e muito apegada com os pais, mesmo que estes quase nunca tinham tempo para cuidar da filha, e ela era praticamente criada pela avó Leonora.
Marcela sempre foi uma boa aluna, era prestativa, atenciosa e adorava aprender, porém quando entrou para o 1° ano os problemas começaram na escola.
Marcela demonstrava muita dificuldade em escrever. Para ela as letras, a junção dos sons, a formação de palavras, frases texto, meu Deus era uma confusão. Ela não entendia nada. Tinha muita dificuldade em entender o que a professora escrevia na lousa.
A professora Claudia começou a se preocupar e sempre pedia aos pais para irem à escola para conversarem sobre o assunto. Os dois nunca compareciam. O trabalho tomava conta do tempo dos dois, e se eles fossem à escola poderiam até perder o emprego.
Marcela começou a se frustrar. Não queria mais ir para a escola, não queria mais aprender. Os pais nunca ajudavam a menina com as lições de casa, não lia livros para esta criança, não a incentivava com nada.
Um dia Marcela chegou para a mãe e disse:
_Mãe, você pode me ajudar com a tarefa hoje? É muito difícil.
A mãe respondeu:
Marcela, pelo amor de Deus lá vem você de novo com essa história de lição de casa. Eu tenho que fazer janta e passar sua roupa e a do seu pai. Pede pra ele, ele está lá no sofá assistindo televisão, de pernas pro ar, vê se me erra menina!
Marcela abaixou a cabeça e foi até o pai. Chegando lá pediu a mesma coisa, e a resposta de Joaquim não foi muito diferente.
_Marcela, eu “to” cansado, trabalhei “igual uma mula” hoje. Minha filha você tem que pedir para sua professora parar com essa história de mandar lição de casa, ela pensa o que, que ninguém tem nada pra fazer? Eu tenho estou assistindo jornal e amanhã tenho que levantar bem cedo. Sabe quanto que seu pai ganha no serviço R$ 3,00 por hora e isso minha filha é muito pouco perto de tanto trabalho. Vai dormir vai e fala para sua professora amanhã que não deu tempo de fazer.
Marcela foi para seu quarto, chorou até ficar com a cara toda inchada, pegou seu cofrinho e começou a contar suas moedas.
Depois de contar tanto, voltou ao seu pai e disse:
_Tenho R$ 4,00 aqui na minha mão, será que você me vende 1 hora sua agora?
Joaquim estranhou a atitude da filha. Seus olhos encheram de lágrimas ao ver o que ela fora capaz de fazer. Depois disso não tinha mais desculpas, ele resolveu ajudar a filha com a lição.
No outro dia a professora percebeu que o pai tinha ajudado Marcela, pois todas as contas estavam certas. Joaquim era muito bom com cálculos, não era a toa que era um dos melhores pedreiros daquela pequena cidade.
Mesmo assim Marcela continuava tendo problemas na escola. Começou a ter dificuldades nas outras matérias também e não só com as letras.
A professora que era apaixonada com a dedicação da sua aluna, resolveu ajuda-la. Contratou uma psicopedagoga e encaminhou a menina.
Todos os dias, antes de ir para a escola Claudia buscava Marcela em casa e a levava para a clínica. Foram meses de tratamento. Claudia gastou muito dinheiro com ônibus e alimentação pois sempre que as sessões terminavam as duas tomavam sorvete, tomavam refrigerante, comiam na padaria além é a claro do tratamento. Era sempre muito divertido. A relação das duas começava a ganhar forças. Era como se Claudia tivesse uma filha.
Depois de várias intervenções, o diagnóstico de Marcela saiu. Ela era dislexica, e tinha apenas 40% de audição do ouvido esquerdo. Era por isso que tinha dificuldade, além de não entender o funcionamento das letras, ela não escutava o que a professora falava.
Que bom que por mais que alguns pais se ausentam de suas responsabilidades, alguns professores tentam suprir de alguma forma a necessidade que uma criança tem de te-los por perto.
Depois de tudo Claudia levou os pais de Marcela para a psicopedagoga e fez questão de que eles enxergassem o quão era importante a presença dos dois no tratamento de Marcela.
A DISLEXIA, nada mais é que uma dificuldade na na área da leitura, escrita e expressão.
Ela é identificada na sala de aula durante o período de alfabetização, e os seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outros fatores de dificuldade de aprendizado, tais como hiperatividade e déficit de atenção.
- A dislexia não atrapalha a alfabetização.
- Se seu filho troca as letras na hora de falar ou escrever, não significa que ele é disléxico. A dislexia só pode ser comprovada por meio de exames.
- Quem sofre com o problema gosta de ler, sim! A criança só tem mais dificuldade.
-Se o pai da criança é disléxico, isso não significa que ela também seja. Isso não passa de pai para filho
Para aqueles que querem saber um pouco mais sobre esse transtorno, entre no site http://dislexia.org.br/ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA ABD.
Lá você encontra tudo sobre o assunto além de encontrar palestra, materiais, novidades, oficinas, a legislação e sobre a ABD também.

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